BOAS VINDAS AO FÓRUM DA POLÍCIA CIA




Ir para baixo
avatar
Centro de Formação de O.
Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/03/2024
Sex Mar 15, 2024 8:57 pm
[CFO] Apostila: Elaboração de um Relatório Adicio11

APOSTILA I: REALIZAÇÃO DE UM RELATÓRIO

Saudações, aluno Convidado.
O objetivo dessa apostila é ensinar a como realizar um relatório com qualidade, organizado e simplificado. Antes de tudo, é necessário entender do que se trata.

Relatório é um gênero textual utilizado para resumir atividades realizadas, possui uma estrutura fixa que deve ser preservada e bem utilizada. Ressalto que apesar de ser um texto informativo, deve conter uma apreciação pessoal do autor.

I. ELEMENTOS DE UM RELATÓRIO

Um bom relatório deverá conter, no mínimo, quatro (04) elementos. Sendo eles:

Título: Tema do relatório.

Introdução: Abordagem sucinta da ideia principal do relatório.

Desenvolvimento: Deverá discorrer acerca do tema em si, deve-se expor onde ocorreu a missão/atividade, resultados coletados ao longo da análise, argumentos, ideias e tudo que for relevante para desenvolver sua perspectiva. Deixe as informações bem explícitas, sem abrir margem para dualidade, não podem existir excertos que destoem ou contradigam os demais. É seguida uma organização que obedece a certos princípios, de modo que se crie um todo significativo, cumprindo um objetivo e uma determinada situação.

Conclusão: Conclusão do pensamento do texto, contendo uma análise crítica sobre o que foi feito, além de dar uma resposta ao exposto no desenvolvimento.
I. ELEMENTOS OPCIONAIS

Índice: Listagem com os tópicos a serem abordados durante o relatório.

Dados de quem escreve: Dados do autor (nick, patente/cargo, número de identificação, entre outros) - muito comum em cursos preparatórios.

Anexos: Complemento das ideias apresentadas no desenvolvimento, de maneira visual proporcionando uma perspetiva prática sobre o conteúdo abordado ao longo da parte escrita do relatório.